Thursday, 18 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
04/10/2013

Maior túnel de água da América Latina vai ligar Paraíba a outros dois estados do Nordeste

A construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o "Cuncas I", atingiu a marca de 11,6 quilômetros concluídos, o equivalente a 75,5% da obra. A estrutura fica situada na divisa do Ceará com a Paraíba e faz parte das intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá garantir abastecimento de água para mais de 12 milhões de nordestinos.

O "Cuncas I" terá 15,4 quilômetros de extensão e a expectativa é de que seja concluído em 2015. A obra desperta a atenção não só pelos resultados que trará no futuro, mas também pela estrutura de grande porte utilizada no projeto. Na mão de obra são mobilizados 633 profissionais nos canteiros. O aparato operacional possui 209 equipamentos, sendo que ainda conta com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações - a perfuradora de rocha intitulada "Jumbo".

Com o objetivo de conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar pelo túnel ?Cuncas II?. Para a condução dos recursos hídricos até os estados beneficiados, a estrutura possui uma interligação com um reservatório.
Projeto São Francisco - Mais de 6,6 mil pessoas estão empregadas na maior obra de infraestrutura hídrica do país. Com mais de 1,8 mil equipamentos em operação, o empreendimento conta também com quatro trechos funcionando por 24 horas por dia em São José de Piranhas (PB), Salgueiro (PE), Cabrobó (PE).

Com prazo de conclusão previsto até 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios, localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

+ Economia