Friday, 29 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
18/10/2021

Zabelê ultrapassa meta de vacinação antirrábica prevista para o município

142% de cães e gatos vacinados

A Secretaria de Saúde de Zabelê encerrou a campanha de vacinação antirrábica na última quarta-feira (14/10).  A Campanha foi realizada na zona urbana e rural do município, entre os dias 29 de setembro a 14 de outubro, vacinando um total de 848 animais entre cães e gatos.

Dados referentes à vacinação indicam uma cobertura  superior à meta prevista pelo estado, que era  de 448 cães e 149 gatos. Zabelê foi um dos primeiros municípios da região que conseguiu ultrapassar a meta, foram vacinados 540 cães e 308 gatos, totalizando 142,00%.

A doença raiva, incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, é uma zoonose que também pode afetar os seres humanos. Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados é passada, principalmente, pela mordida dos cães ou gatos. Nesse sentido, a vacina antirrábica é a medida mais eficaz na prevenção da contra essa doença.

Foto 1: Campanha antirrábica. 142% de cães e gatos vacinados.

Prefeitura de Zabelê

+ Ciência e Saúde