Tuesday, 16 de April de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
17/03/2022

Representação do Conselho Mundial do Artesanato visita rendeiras do Cariri

Zabelê recebe comitiva internacional em visita técnica aos municípios que produzem renda renascença

Na tarde desta quinta-feira, 17/03, recebemos três conselheiros vindos do Chile, do Uruguai e da Espanha que estão em visita técnica aos cinco municípios que produzem a renda renascença. O objetivo é conhecer de perto a realidade das rendeiras, sua rotina e como a arte de fazer renda se encaixa no dia a dia das artesãs.
    A comitiva foi recepcionada pela Vice-prefeita, Jorsamara Neves, pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Fabiana Monteiro e pelas artesãs Cida Teixeira, Conceição, Joilma, Jailza Fernanda, Cleide Araújo, Sebastiana Teixeira, dona Lurdinha,  Doda e Daniele Figueira. Acompanhando os Conselheiros e sua agenda estavam Ana Lorena, Prefeita de Monteiro, Madalena Arruda, Gerente  Sebrae Monteiro e Cristiane Leal, Secretária Municipal de Cultura e Turismo do município de Monteiro. A ideia é unir forças  para inserir a Renda  Renascença do cariri paraibano no Conselho Mundial do Artesanato.
    O encontro aconteceu na Casa das Rendeiras. Foi um momento bastante singular onde  as rendeiras deram  depoimentos sobre o papel e o significado da renda renascença na vida delas, qual  contribuição  a renda trouxe para suas vidas. Então tivemos histórias muito interessantes de superação, de realização de sonhos, enfim foi um momento bem  produtivo do ponto de vista técnico e muito enriquecedor na construção de  um olhar cada vez mais sensível a este tesouro de identidade e pertença cultural do povo caririzeiro  que é a Renda Renascença.

Prefeitura de Zabelê
Secretaria Municipal de Cultura