Thursday, 28 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
11/03/2014

Vacinação contra HPV será lançada nesta terça-feira

Meninas de 11 a 13 anos já podem se prevenir contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) que se destaca como fator causador do câncer de colo de útero. A secretária de Saúde do Município, Marildes Ferreira, anuncia que a dose de prevenção é gratuita e já está disponível nas diversas unidades da cidade. A gestora realiza o lançamento da vacinação contra HPV junto com a secretária de Educação do Município, Ana Carla Luz de Borges Leal Muniz, em solenidade às 9h30 desta terça-feira (11), na Escola Municipal Bonifácio Sachetti.

A meta da equipe responsável é conseguir vacinar cerca de 4.900 garotas de Rondonópolis, nessa faixa etária. Noeny Pereira de Sousa ? enfermeira responsável pelo programa de imunização no município ? explica que existem mais de 150 tipos do vírus e a vacina previne 4 deles  (6, 11, 16 e 18) que são os principais causadores do câncer de colo de útero. Em 2015, o Governo Federal deve ampliar a cobertura para meninas de 9 a 11 anos.

A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica ? Maria Auxiliadora Satelis Taques ? a Dora ? acrescenta que a vacina vai ser incluída no calendário de imunização dos adolescentes, a partir de agora. Dora alerta que os diversos tipos de câncer despontam como a segunda principal causa de mortes registradas em Rondonópolis, em 2013.

O câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres. A estimativa é de 17 a 21 casos a cada 100 mil mulheres. A vacina contra o HPV no Brasil registra uma eficácia de 98,8% na prevenção desse tipo da doença. A imunização é feita em três doses. Para se obter a resposta imunológica satisfatória é necessário o intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose. A terceira dose deve ser ministrada após cinco anos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho, no momento do parto. A Organização Mundial de Saúde ? OMS estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. Cerca de 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou pelos dois que estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.

+ Ciência e Saúde